sexta-feira, junho 23, 2006

Muriçoca Adolescente

Chegou por aqui a onda do ringtone que só as crianças escutam.

A história é a seguinte: na Inglaterra, um supermercado instalou um dispositivo que emite um som de alta frequência que, supostamente, só é audível para pessoas abaixo dos 25 anos. O objetivo é evitar a presença de crianças e jovens no local, preocupação de vários outros estabelecimentos comerciais do primeiro mundo, incluindo hotéis e restaurantes, onde eles entendem que este público barulhento e sem dinheiro não interessa.

Esse cara da wired foi um dos repórteres que repassou a notícia, que originalmente era da BBC, com um link pra ouvir a parada em mp3.

No mesmo dia ele completou a notícia dizendo que os mesmos menores de 25 anos estavam usando o mp3 da BBC como ringtone, com o objetivo de receber ligações de celular durante as aulas, sem que os professores notasem.

Agora as operadoras do Brasil começaram a vender o ringtone como se fosse o oba-oba tecnológico-mágico do momento.

Eu não sabia que existia este limite de idade pra ouvir as altas frequências. Eu sempre escutei a frequencia dos tubos de imagem das TVs, a uma distância muito grande. Eu podia dizer que uma TV está ligada em algum canto de uma casa, por exemplo, mesmo sem estar no mesmo cômodo, e ouvia diferenças entre uma TV com defeito e uma "saudável". Eu chego até a escutar a frequência de TVs ligadas em gravações de discos: posso assegurar que Michael Stipe estava vendo TV quando gravou a voz de "Star me Kitten" e "Ignoreland", no Automatic For The People.

Mas me coloque em um lugar cheio de gente e tente falar comigo, e eu tenho que ler os lábios.

2 comentários:

Unknown disse...

estou chocado por dois motivos:
1) quer dizer que eu posso nunca mais ouvir o som de uma tv ligada?
2) como assim existe um som que a moçada pode ouvir e eu não? COMO ASSIM?

mas na real, tudo o que eu ouvi desse som aí até os boys ouviram igual aqui. continuo "incrédu".

Yellow disse...

pois é.
eu sou surdo, mas de um jeito diferente.
E se eu ficar velho me fizer parar de ouvir o som dos tubos de imagem, eu vou gostar.
: )